Dia da Freguesia de Vila Real de Santo António 8 de fevereiro.

A Assembleia de Freguesia de Vila Real de Santo António aprovou, por unanimidade, a criação do Dia da Freguesia, a celebrar-se a 8 de fevereiro.
O enquadramento histórico teve a preciosa colaboração do Professor Doutor Fernando Pessanha:
“O território que compreende a delimitação geográfica atribuída à Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António corresponde, na sua origem, ao termo onde o rei D. Manuel mandou edificar Santo António de Arenilha, vila edificada na foz do Guadiana por Carta de Privilégio de 8 de fevereiro de 1513. Durante a Guerra da Restauração, entre 1640 e 1668, a população de Arenilha, temendo os ataques da pirataria e as ameaças das incursões castelhanas, dispersou-se pelos areais do concelho, até que o Marquês de Pombal, ao abrigo do Plano de Restauração do Reino do Algarve, manda reconstruir a "Nova Vila de Santo António de Arenilha", cuja primeira pedra foi lançada em 17 de março de 1774."
A data de 8 de fevereiro de 1513 corresponde à origem institucional de Vila Real de Santo António, tal como atesta a Carta de Privilégio de D. Manuel nessa data, que institui o termo de Santo António de Arenilha e cujas fronteiras compreendem a área jurisdicional da Freguesia Vila Real de Santo António.
A 8 de fevereiro de 2024, passados 511 anos da Carta de Privilégio de D. Manuel, será comemorado o 1.º Dia da Freguesia de Vila Real de Santo António.
O Executivo da Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António agradece toda a vital colaboração prestada pelo Professor Doutor Fernando Pessanha e o seu papel ativo no estudo da história de Vila Real de Santo António.

Apoios